sexta-feira, 21 de maio de 2010

IMPRESSÕES

Primeiro, assista o vídeo:



É engraçado perceber as impressões que pessoas de fora da área tem de coisas que, bem, deveriam ser triviais pra quem vive disso.

Algumas semanas atrás, Carlos Cardoso, do site Meio Bit, postou o vídeo aí de cima e teceu algumas considerações a respeito.

O texto do Cardoso derivou para outra direção, mas ficando por aqui, no nosso mundinho, fazer o que está no vídeo é "relativamente" (notaram as aspas?) fácil.

Embora apenas suas irmãs mais novas TrueMove e QuickMove tenham sido citadas, o pulo do gato é uma ferramenta da ABB chamada MultiMove, que permite que vários braços mecânicos sejam coordenados pelo mesmo controlador.

Outros cachorros grandes, como KUKA e FANUC tem recursos similares.

Resumindo muito a história, estamos vendo três equipamentos diferentes fazendo movimentos sincronizados mas, do ponto de vista da programação, há apenas um equipamento.

O programador deve definir os TCPs individuais e um Base Frame que será comum aos três robôs. Depois é, bem, programar. E provavelmente, tanto a definição dos TCPs e Base Frames como o programa em si foram criados, testados e retestados no RobotStudio.

Claro que isso não tira o sense of wonder do vídeo. A mim, continua impressionante do mesmo jeito.

E afinal, vendo por outro lado, o que pode ser REALMENTE engraçado são as impressões que nós, que somos da área e achamos isso normal, deixamos de ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário