quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ONE Robotics Backup Tool V2

Jay Strybis, fundador da ONE Robotics, liberou um preview da nova versão da sua ferramenta, o FANUC Backup Tool.


Já usei as versões anteriores e o software é uma mão na roda.

Caso você tenha interesse, pode se inscrever em um formulário no final dessa página, para ser notificado do desenvolvimento da ferramenta.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

KUKA WorkVisual

O KUKA WorkVisual (ou KUKA.WorkVisual) é uma software de configuração/programação que foi lançada junto com os KRC4.

O objetivo da ferramenta é ser uma solução tudo-em-um, uma IDE, no mesmo estilo do ABB RobotStudio ou do FANUC RoboGuide, embora, por enquanto, o WoV tenha menos recursos.

De qualquer maneira, não é possível comissionar um KRC4 sem o WorkVisual, e uma pergunta que sempre vem à tona é: qual a versão do WorkVisual devo usar?

Obviamente, a palavra final deve ser a da KUKA, mas dentro das experiências que tive até hoje, a resposta está entre duas possibilidades:

1) se é um robô "normal", você deve usar a versão que veio junto com o robô. Invariavelmente, em um CD.

2) se é um robô customizado, como os utilizados por grandes montadoras, você deve utilizar a versão indicada pela KUKA e/ou pelo cliente. Ponto final. Nesses casos, a versão do WorkVisual deve "casar" com uma determinada versão do KSS/VSS. O grande problema é que, com o passar do tempo, robôs novos vão chegando às fábricas, e aí é necessário manter duas ou três versões paralelas do WoV para atender todas as áreas. Nunca ouvi uma explicação sólida sobre a necessidade de se proceder dessa maneira, a não ser a boa e velha incompatibilidade. Entretanto, já vi uma tabela - antiga - onde eram apontadas quais versões do WorkVisual eram compatíveis com quais versões do KSS e dos Technology Packages, e também já ouvi casos de programadores que tiveram que fazer upgrades ou mesmo downgrades no WorkVisual para que fosse possível configurar os robôs nos quais estavam trabalhando.

Uma curiosidade: nunca encontrei nenhum vídeo sobre o WorkVisual no Youtube. Existem diversos sobre o Office Lite ou o KUKA.Sim, mas com o WoV, nada. Presumo que o motivo seja o fato do módulo de simulação (que seria semelhante ao KUKA.Sim ou a outros programas do tipo) ainda não ter sido implementado, mesmo após esses 5 anos de mercado.

Já publiquei essa informação no blog, mas não custa nada lembrar. As versões mais atuais do WorkVisual (4.x) podem ser baixadas nesse link, mediante um pequeno cadastro.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Células robóticas compactas

Tenho acompanhado com interesse essa comoditização de sistemas robóticos industriais.

O Welding to Go 1200, por exemplo.

Desenvolvido pelo integrador alemão von der Bank Schweisstechnik, em parceria com a KUKA, pode ser transportado em cima de um pallet industrial comum.


A integradora brasileira Rapack & Teixeira também desenvolveu uma solução com conceito semelhante, mas usando um UR em vez de um KUKA. Visto que os UR são robôs colaborativos, isso é um passo além, o que significa mais segurança e flexibilidade.

A própria KUKA vem testando algumas outras aplicações do tipo, com robôs IIWA, e outros fabricantes também já mostraram produtos parecidos.

A redução do tamanho (e também do preço) desse tipo de equipamento abre leques interessantes, principalmente para pequenas empresas.

P.S.: Já sei o que vou pedir ao Papai Noel..