segunda-feira, 10 de outubro de 2016

KUKA WorkVisual

O KUKA WorkVisual (ou KUKA.WorkVisual) é uma software de configuração/programação que foi lançada junto com os KRC4.

O objetivo da ferramenta é ser uma solução tudo-em-um, uma IDE, no mesmo estilo do ABB RobotStudio ou do FANUC RoboGuide, embora, por enquanto, o WoV tenha menos recursos.

De qualquer maneira, não é possível comissionar um KRC4 sem o WorkVisual, e uma pergunta que sempre vem à tona é: qual a versão do WorkVisual devo usar?

Obviamente, a palavra final deve ser a da KUKA, mas dentro das experiências que tive até hoje, a resposta está entre duas possibilidades:

1) se é um robô "normal", você deve usar a versão que veio junto com o robô. Invariavelmente, em um CD.

2) se é um robô customizado, como os utilizados por grandes montadoras, você deve utilizar a versão indicada pela KUKA e/ou pelo cliente. Ponto final. Nesses casos, a versão do WorkVisual deve "casar" com uma determinada versão do KSS/VSS. O grande problema é que, com o passar do tempo, robôs novos vão chegando às fábricas, e aí é necessário manter duas ou três versões paralelas do WoV para atender todas as áreas. Nunca ouvi uma explicação sólida sobre a necessidade de se proceder dessa maneira, a não ser a boa e velha incompatibilidade. Entretanto, já vi uma tabela - antiga - onde eram apontadas quais versões do WorkVisual eram compatíveis com quais versões do KSS e dos Technology Packages, e também já ouvi casos de programadores que tiveram que fazer upgrades ou mesmo downgrades no WorkVisual para que fosse possível configurar os robôs nos quais estavam trabalhando.

Uma curiosidade: nunca encontrei nenhum vídeo sobre o WorkVisual no Youtube. Existem diversos sobre o Office Lite ou o KUKA.Sim, mas com o WoV, nada. Presumo que o motivo seja o fato do módulo de simulação (que seria semelhante ao KUKA.Sim ou a outros programas do tipo) ainda não ter sido implementado, mesmo após esses 5 anos de mercado.

Já publiquei essa informação no blog, mas não custa nada lembrar. As versões mais atuais do WorkVisual (4.x) podem ser baixadas nesse link, mediante um pequeno cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário