segunda-feira, 10 de outubro de 2016

KUKA WorkVisual

O KUKA WorkVisual (ou KUKA.WorkVisual) é uma software de configuração/programação que foi lançada junto com os KRC4.

O objetivo da ferramenta é ser uma solução tudo-em-um, uma IDE, no mesmo estilo do ABB RobotStudio ou do FANUC RoboGuide, embora, por enquanto, o WoV tenha menos recursos.

De qualquer maneira, não é possível comissionar um KRC4 sem o WorkVisual, e uma pergunta que sempre vem à tona é: qual a versão do WorkVisual devo usar?

Obviamente, a palavra final deve ser a da KUKA, mas dentro das experiências que tive até hoje, a resposta está entre duas possibilidades:

1) se é um robô "normal", você deve usar a versão que veio junto com o robô. Invariavelmente, em um CD.

2) se é um robô customizado, como os utilizados por grandes montadoras, você deve utilizar a versão indicada pela KUKA e/ou pelo cliente. Ponto final. Nesses casos, a versão do WorkVisual deve "casar" com uma determinada versão do KSS/VSS. O grande problema é que, com o passar do tempo, robôs novos vão chegando às fábricas, e aí é necessário manter duas ou três versões paralelas do WoV para atender todas as áreas. Nunca ouvi uma explicação sólida sobre a necessidade de se proceder dessa maneira, a não ser a boa e velha incompatibilidade. Entretanto, já vi uma tabela - antiga - onde eram apontadas quais versões do WorkVisual eram compatíveis com quais versões do KSS e dos Technology Packages, e também já ouvi casos de programadores que tiveram que fazer upgrades ou mesmo downgrades no WorkVisual para que fosse possível configurar os robôs nos quais estavam trabalhando.

Uma curiosidade: nunca encontrei nenhum vídeo sobre o WorkVisual no Youtube. Existem diversos sobre o Office Lite ou o KUKA.Sim, mas com o WoV, nada. Presumo que o motivo seja o fato do módulo de simulação (que seria semelhante ao KUKA.Sim ou a outros programas do tipo) ainda não ter sido implementado, mesmo após esses 5 anos de mercado.

Já publiquei essa informação no blog, mas não custa nada lembrar. As versões mais atuais do WorkVisual (4.x) podem ser baixadas nesse link, mediante um pequeno cadastro.