quarta-feira, 3 de maio de 2023

MotoSim JobPad

O MotoSim, software de simulação da Yaskawa, tem três interfaces de programação que podem ser utilizadas para fazer alterações nos jobs: O VPP (Virtual Teach Pendant, o SimplePP e o JobPad. Existe também o Visual Path Edit, mas como o escopo desse se limita a alteração de pontos, vou deixá-lo de fora desse artigo, embora também seja uma ferramenta interessante.



O VPP é o teach pendant virtual, e o SimplePP é uma versão muito simplificada do VPP, que é boa para algumas operações, porque é possível ver mais linhas do programa no mesmo.

Entretanto, um dos recursos que considero mais interessantes e menos falados do MotoSim é o JobPad, um editor de textos interno, que tem alguns recursos extras, tais como:

* Destacamento de sintaxe
* Autocompletar
* Ferramentas de localização e substituição
* Exibição de jobs em abas, ou seja, é possível trabalhar com mais de um job ao mesmo tempo
* checagem de sintaxe



Como nem tudo são flores, existem diversas partes do JobPad que poderiam ser melhoradas. Por exemplo:

- A única operação com arquivos possível no JobPad é criar um novo job. Não é possível, duplicar, deletar ou fazer qualquer tipo de manipulação com os arquivos dos jobs. Vai ser necessário fazer isso via VPP ou SimplePP.
- Melhorar as mensagens de erro na hora de checar sintaxe, e fazer a checagem ao salvar os arquivos. A checagem informa a linha que contém o erro, mas não entra em muitos detallhes sobre qual seria esse erro.
- Sincronia automática entre os três editores: as modificações feitas no JobPad são refletidas automaticamente nos outros dois editores após o salvamento do job. Mas modificações feitas no SimplePad ou no VPP não são refletidas automaticamente no JobPad. É necessário abrir o job novamente.

De qualquer maneira, da maneira como está hoje, o JobPad já é uma mão na roda, e é especialmente útil na hora de criar/editar programas muito extensos. E como os jobs são arquivos de texto, também é possível fazer o trabalho pesado em um editor mais tradicional, depois copiar e colar o programa no JobPad e utilizar o mesmo apenas para fazer a checagem de sintaxe e pequenos ajustes finais.

Esse vídeo da Yaskawa Nordic, narrado em um idioma que presumo ser sueco, mostra bem os recursos do JobPad.

 

E vocês, usam o JobPad no seu dia a dia?