sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TECNOLOGIA 3D - E UM ROBÔ INDUSTRIAL - AJUDAM A RECUPERAR OS PROFETAS DE MESTRE ALEIJADINHO

Em uma reportagem exibida na manhã de hoje no programa Bom Dia Brasil, foi mostrada uma iniciativa bem bacana Iphan e da Unesco.

As estátuas dos Profetas em Congonhas (MG), esculpidas por Aleijadinho, estão sendo escaneados e reconstituídos em 3D, de modo que restauradores, estudiosos e até curiosos possam ter referências precisas para consulta.

E o que me chamou a atenção foi que a câmera que tirava as fotos era manuseada por um COMAU C4G (não consegui identificar o modelo do braço mecânico ATUALIZAÇÃO: Nos comentários, o Ubirajara esclareceu que se trata de um NJ 110, e deu mais algumas informações interessantes).

Robôs manipulando câmeras para fotografias ou medições não são exatamente uma novidade na indústria (automotiva, no meu caso), mas sempre acho legal ver o equipamento sendo utilizado assim, em outro contexto.

Infelizmente não é possível inserir os vídeos do G1 aqui no blog, então vocês terão que assistir a matéria no site do programa:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/tecnologia-3d-ajuda-recuperar-os-profetas-de-mestre-aleijadinho.html

2 comentários:

  1. Trata-se do NJ110 da Comau. Ele foi programado para fazer o escaneamento automático das peças de Aleijadinho. Para proteger as obras, sensores foram desenvolvidos para impedir que o robô ultrapasse 70cm de distância das esculturas, impedindo assim a possibilidade de algum acidente.

    ResponderExcluir
  2. Essa informação sobre os sensores foi interessante, Ubirajara.

    Obrigado!

    ResponderExcluir