segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ROBÓTICA + IPADS?

Particularmente eu prefiro o Android, mas negar que o iPad é a epítome do tablet seria loucura da minha parte. E, mesmo com todas as restrições impostas pela Apple, a gama de usos inusidados dada ao dispositivo nesses dois anos de vida é realmente surpreendente. E, mais cedo ou mais tarde, isso acabaria chegando à indústria da automação.

Me lembro de, em 2010, ter visto uma notícia envolvendo a fabricante americana Adept e os tais iPads, que na época ainda eram novidade. Pouco tempo depois, me deparei com o vídeo abaixo:



E, essa semana, o sempre antenado Samuel Bouchard afirma que um cabeção da Frito-Lay US também manifestou interesse em programar seus robôs com iPads.

Até que faz sentido: anos atrás, as IHMs deixaram de ser hardware especializado para se transformarem em software rodando dentro de PCs comuns (ok, PCs industriais).

Mas fico imaginando como ficaria a parte de segurança. Praticamente nenhum fabricante de robôs industriais aderiu aos TPs sem fio, e imagino que o grande responsável por isso sejam os dispositivos de segurança (botão de emergência + "dead man") contidos no mesmo.

Há ainda a parte de segurança da informação. Se empresas grandes já são especialmente sensíveis em relação a notebooks, o que dizer de dispositivos móveis?

De qualquer modo, da mesma maneira que os PCs foram pouco a pouco sendo introduzidos no mundo automação, imagino que os dispositivos Pós-PC também terão seu lugar ao sol, e será interessante acompanhar essa tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário