domingo, 13 de outubro de 2019

Formulários inline no WorkVisual 6.0.4

Depois de tantos anos e tantas versões, a KUKA finalmente trouxe a possibilidade de editar programas KRL através de formulários inline dentro do WorkVisual.

O que pouca gente sabe é que esse recurso estava presente nas primeiras versões do WoV.

2.0.x e 2.1.x, pra ser mais exato.




Mas a implementação era rudimentar, e os formulários inline serviam apenas para inserir instruções no programa. Não era possível editá-las posteriormente através deles.

Dessa vez o recurso está mais robusto. É possível inserir e editar as instruções.





Por enquanto, só vi as instruções básicas KRC. Não sei se surgiriam mais menus caso houvesse um KOP instalado. E não tenho nenhum aqui que seja compatível  o KSS 8.5 ou 8.6.

Se você também quiser fazer alguns testes, se atente para alguns caveats:

O WoV 6 ainda é MUITO bugado. Então, caso queira testá-lo, faça isso em outro computador ou numa máquina virtual. E use a versão 6.0.4, a versão disponível no site da KUKA no momento da publicação deste post. Evite a 6.0.3, que  tinha mais problemas.

Na pior das hipóteses, o WoV 6 pode ser instalado em paralelo com outras versões mais antigas. Se for esse o seu caso, após a instalação, configure seu computador para que a versão padrão continue sendo a que você utilizava antes.

Os formulários Inline só funcionam em controladores com KSS 8.5 ou 8.6. Não funcionam em projetos com KSS mais antigos.

Além disso, caso seja um projeto criado do zero, que foi o meu caso, para que os formulários inline funcionem, é necessário criar, manualmente, um arquivo chamado Global_Points.dat na pasta KRC/R1/System. O arquivo pode estar vazio.


Vou deixar uma pergunta pra vocês: alguém usa o WoV para programar? Escrever programas em KRL mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário