sábado, 2 de maio de 2020

Banco de dados sobre automação industrial no Brasil






Oi, pessoal.

Algumas semanas atrás fiz uma pesquisa, no LinkedIn, no Telegram e no WhatsApp, para saber se as pessoas da área de automação achariam válido criar um banco de dados, simples, informal e público, contendo algumas informações de contato de profissionais e empresas do ramo.

Até o momento, 116 pessoas responderam a essa pesquisa, e todas afirmaram que seria válido sim, embora algumas tenham feito ressalvas, principalmente em relação à privacidade. Falamos sobre isso mais a frente.

O objetivo é simples: encurtar a distância entre quem está precisando e quem está oferecendo esse tipo de mão de obra.

A ideia surgiu depois de eu receber uma ligação de um amigo, dono de uma pequena empresa, querendo saber se eu conhecia um programador de robôs com alguns conhecimentos específicos e que estivesse disponível no mercado. Como sempre acontece nesses casos - e, acredite em mim, eu recebo muitas ligações desse tipo - eu pedi um tempo para vasculhar a minha agenda e ver se tinha alguém com esses requisitos. Daí veio o estalo: e se eu tivesse uma planilha com os contatos de profissionais e empresas que eu pudesse indicar, contratar ou oferecer meus serviços? E, se além de mim, outras pessoas também pudessem usar isso?

Sei que existem ferramentas e empresas com muito mais recursos e estrutura, dedicadas a fazer isso. Mas muitas vezes, uma resposta rápida e concisa é tudo o que é necessário.

O funcionamento também é simples. As pessoas interessadas em deixar seus contatos vão acessar um pequeno formulário e preencher alguns campos, sendo que nem todos são obrigatórios. Assim que a pessoa pressionar o botão ENVIAR, esses dados serão “automagicamente” inseridos em uma planilha, que por sua vez, vai ficar online, 24/7.

Aliás, já que estamos falando em simplicidade, o banco de dados será, na verdade, uma planilha do Google.

Por uma questão técnica do Google Sheets, não é possível criar filtros públicos na planilha, mas dá para contornar isso fazendo uma cópia da mesma e criando um filtro na sua conta, ou ainda exportando a planilha para abri-la no Excel ou no LibreOffice, por exemplo.

A planilha terá 14 colunas, e vou explicar abaixo a função de cada uma.

Carimbo de data/hora (automático)

A data e hora em que os dados foram enviados. Isso é uma função automática do Google Forms.

Endereço de email (obrigatório)

Nesse caso, use um endereço de email que você verifique com frequência.

Categoria (obrigatório)

Existem duas opções possíveis: Empresas ou Profissionais. A escolha da categoria fica a critério de cada um, mas lembre-se que “Empresa” pode gerar algumas expectativas a mais.

Nome (obrigatório)

Preciso mesmo explicar? No caso de Profissionais, colocar o nome completo fica a critério de cada um.

Especialidade (obrigatório)

São apenas 11 categorias, e uma décima segunda opção, para o caso de alguma das anteriores não se enquadrar.

Programação de robôs
Programação de PLCs / IHM / Supervisórios
Parametrização de processos
Hidráulica / Pneumática
Mecânica / Ferramentaria
Simulação / Comissionamento Virtual
Projeto Elétrico
Projeto Mecânico
Treinamentos
Gerenciamento de projetos
Automação em geral
Outros

Automação em geral seria para empresas que tenham mais de uma competência.

O campo Outros pode ser usado caso alguma das outras opções não se enquadre. Além de marcar a opção, deve-se escrever a especialidade na frente.

Tempo de atuação no mercado (facultativo)

Há quanto tempo você ou sua empresa atua no mercado de automação?

Cidade onde está baseado (obrigatório)

Auto-explicativo

Disponibilidade para viagens (facultativo)

Disponibilidade para mudança (facultativo)

Idiomas (facultativo)

Site (facultativo)

LinkedIn (facultativo)

O link para seu perfil no LinkedIn, ou para a página da sua empresa

Contato adicional (facultativo)

Você pode colocar qualquer coisa outra informação de contato que julgar conveniente. Um email secundário, um outro site, blog, perfil em outra rede social, enfim, qualquer outra maneira de alguém interessado no seu trabalho poder te encontrar.

E é aqui que vejo muita gente colocando um número de telefone, mas só aconselho isso se for um número comercial. Não coloque o número do seu celular. É uma planilha pública, lembrem-se.

Palavras-chave (facultativo)

É aqui que você pode falar um pouco mais sobre seus pontos fortes ou sua empresa, mas atenção, não use frases, mas apenas palavras chave, separadas por vírgulas. Você é especialista em programação de robôs ABB para corte com jato de água? Coloque algo como

ABB, RobotStudio, waterjet, jato, água, processo

Se alguém, quiser, por exemplo, exportar essa planilha como um arquivo .csv, para verificar esses dados usando outra ferramenta, isso facilitaria a filtragem dessas palavras chave.

Um assunto que foi levantado por alguns participantes da pesquisa foi a questão privacidade. É realmente importante levar isso em consideração, uma vez que esses dados podem ser usados tanto para o bem, como para o mal.

A princípio, a planilha será pública, mas está configurada para não aparecer em buscas do Google ou ferramentas do mesmo tipo, ou seja, só quem tem o link vai poder acessar.

O fato da planilha não ser facilmente encontrável pode reduzir um pouco o alcance inicial, mas também ajuda a ocultá-la de crawlers e outros tipos de bots que capturam endereços de email e outros dados para vendê-los a spammers.

A divulgação vai ser “boca-a-boca”, e aqui ressalto que é importante não apenas colocar os dados na planilha, mas também divulgar o projeto, enviando os links ou a própria planilha para pessoas que podem estar interessadas em contratar ou serem contratadas.

Por enquanto, o único moderador serei eu. Qualquer um poderá inserir seus contatos através do formulário, e os estes dados podem ser corrigidos/alterados pelos próprios usuários, caso seja necessário, mas em algumas situações, como a retirada dos dados da planilha, será necessário falar comigo, através do email massula.tecnologia (arroba) gmail.com.

A planilha vai ficar online 24/7, mas eu não. Então as correções podem demorar alguns dias até serem feitas, ok?

E, pessoal, vamos deixar combinado que isso será um experimento, ok?

Um experimento que pode ou não dar certo, por uma série de fatores que, nesse momento, me escapam. E que pode, inclusive, ser cancelado, sem prévio aviso.

E, obviamente, não posso me responsabilizar por quaisquer contatos ou contratos que sejam feitos através da mesma.

Bom, se você chegou até aqui, é porque esse pequeno projeto te interessa. Então, mãos à obra!

O link do formulário é esse aqui.

https://forms.gle/kvmboWEyJiemveAf9

Espero que nesses tempos esquisitos em que estamos vivendo, essa pequena iniciativa possa ajudar alguém.