sábado, 24 de outubro de 2020

Tecnomatix RobotExpert





Existe uma certa controvérsia sobre qual seria a posição do Tecnomatix RobotExpert dentro do portfólio da Siemens PLM.

Para alguns, ele é uma versão mais simplificada do Process Simulate. Para outros, é uma evolução do Robcad e foi feito para competir diretamente com os simuladores dos fabricantes, como o ABB RobotStudio ou o FANUC Roboguide.

Como o próprio nome já diz, o RobotExpert é voltado para simulação de processos robotizados. Ele tem bem menos recursos que seu irmão mais famoso, onde é possível fazer simulação de processos não robotizados, e até de processos manuais.

E se o RobotExpert tem menos recursos que o Process Simulate, por que você deveria se interessar por ele?

Por vários motivos.

O primeiro é o fato de que, ao contrário do que acontece com o Process Simulate, o RobotExpert tem um demo de 30 dias que pode ser baixado do site da Siemens, por qualquer pessoa.

E, o segundo e mais interessante, é que o paradigma de interação com o usuário do RE é o mesmo do PS. Guardadas as devidas diferenças já mencionadas acima, a interface é basicamente a mesma. Ou seja, a familiaridade com o RE vai ajudar muito na hora de encarar o Process pela primeira vez.

Para baixar o RobotExpert, basta um pequeno cadastro nesse link:

https://www.plm.automation.siemens.com/store/en-us/trial/robotexpert.html

Algumas observações:

  1. A compatibilidade entre o RE e o PS é limitada. Os formatos das células são diferentes, e mesmo alguns componentes comuns em formato .cojt que são usados em um podem dar problemas ao serem importados no outro.
  2. A instalação do RE ocorre em duas etapas. Primeiro você deve se cadastrar no site da Siemens e baixar um pequeno webinstaller. Ao executar esse programa, ele faz o download do instalador do RE, e depois procede com a instalação. Esse procedimento é demorado e algumas vezes pode falhar. Não desista.
  3. Ao abrir o RE pela primeira vez, você pode abrir uma célula de exemplo. Além disso, existem diversos tutoriais em vídeo na pasta Tutorials, dentro do diretório onde o RE foi instalado.
  4. O site indica compatibilidade com o Windows 7 e o Windows 10, ambos 64 bits. Mas já ouvi relatos de problemas com a instalação do RE no Windows 8 e 8.1.
  5. Essa versão do RobotExpert só vem com o controlador default. E os controladores de fabricantes necessitam de licenças separadas. Então nada de OLP, por enquanto.
  6. Até onde consegui testar, o demo não permite que sejam salvas modificações na células.