terça-feira, 16 de março de 2021

Criando robôs virtuais no ABB RobotStudio, mesmo sem a licença.

Calma!

Não é nada disso que você está pensando. 😁

Resumindo: você não precisa de licença para criar controladores virtuais no RobotStudio. Essa funcionalidade faz parte do modo Basic, e pode ser muito útil!

A documentação da ABB não é muito clara sobre esse assunto, mas nas últimas versões do RS existem basicamente três tipos de licenças: Trial, Basic e Premium.

Trial, como o nome já diz, é uma licença de demonstração. Nos primeiros 30 dias, o RobotStudio vai funcionar com todas as funcionalidades do modo Premium. Ao final do período de avaliação, caso a licença seja adquirida, as funcionalidades Premium continuam habilitadas. Caso não seja adquirida, esses recursos são desabilitados, e o RobotStudio passa a trabalhar em modo Basic.

Com o RS em modo Basic, não é possível criar simulações 3D, inserir objetos CAD, etc, ou seja, nada de simulação.

Entretanto ainda é possível criar um robô virtual, e acessá-lo pelo FlexPendant virtual, ou mesmo fazer um "acesso remoto" via RobotStudio, como seria feito em um robô real.

E o que isso significa?

Significa que, se você precisa checar o funcionamento de uma lógica, ver uma tela customizada ou só praticar no FlexPendant virtual, isso é possível, sem a necessidade de licença.

Seguem abaixo os passos para criar um controlador virtual do zero. 

Testei em duas instalações com as licenças Trial expiradas, uma com RobotStudio 2019.3, e outra com RobotStudio 2020.1. Os screenshots abaixo são da versão 2020.1

ATENÇÃO!

As versões mais atuais do RobotStudio NÃO vem com nenhum RobotWare instalado, como ocorria nas versões antigas. Antes de iniciar o procedimento, você deve instalar todos os RobotWares pertinentes. Para isso, o computador deve estar conectado à internet.

Vá na aba Add-Ins, selecione a tag RobotWare, selecione o tipo de controlador-alvo (no nosso caso vai ser um IRC5), selecione a versão do RobotWare, clique no botão Add, e aguarde a instalação.

Quando o processo for finalizado, você vai ver o RobotWare na coluna do lado esquerdo da janela, na seção Installed Packages.

Abra o RobotStudio, vá na aba Controller, clique na opção Add Controller, e selecione a opção Start Virtual Controller...

Na janela Start Virtual Controller, selecionar a opção Manage. Na imagem abaixo, já existem alguns controladores virtuais criados. 

Escolha a versão do Robotware a ser usado no robô virtual. Neste exemplo, vamos usar o RW 6.

Clique no "+", ou então no botão New.

Na seção Create New, dê um nome para o controlador, e escolha como quer criá-lo. Neste exemplo, será criado um novo controlador.

Na próxima janela, clique em Add...

Selecione o tipo de mecanismo a ser utilizado. Neste exemplo, vamos selecionar apenas um robô (opção RobotWare).

Clique em Next

 

Next novamente

Nesta etapa, podem ser determinados o modelo do braço mecânico, e também outros opcionais de softwares. Deixei o modelo padrão, um IRB-140.

Nesta janela, após confirmar se todas as opções do setup estão de acordo com as suas escolhas, pressione Apply.

E depois confirme

 

Após a criação do controlador virtual, vai aparecer a tela inicial, onde pode ser confirmado que o mesmo foi criado. 

De volta à tela Start Virtual Controller, o controlador virtual que acabamos de criar pode ser selecionado e iniciado.

Após o mesmo ser iniciado, note que as opções das abas Controller e RAPID serão habilitadas.

A opção Online Monitor também funciona, como se o RobotStudio estivesse online com um controlador real.

Inclusive, é possível solicitar o acesso à escrita no controlador virtual.

E também é possível criar novos módulos.


 

Por padrão, os controladores virtuais são criados na pasta 

C:\Users\<seu_usuário>\Documents\RobotStudio\Virtual Controllers

E podem ser, inclusive, copiados de um computador para outro.

Então, repetindo: um controlador virtual não permite que seja feita uma simulação completa, mas acredito que atenda boa parte das demandas dos programadores que precisam usar o RobotStudio.