quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PSPAD 4.5.4

A versão mais recente do editor de textos conta com uma novidade que pode agradar aos robotistas. Ou, pelo menos, aos programadores de robôs ABB: agora a linguagem RAPID já vem integrada ao programa.

Na verdade, o destacador de sintaxe da linguagem RAPID (assim como o da linguagem KAREL), já estava disponível para download há muito tempo. Também é fácil escrever um arquivo de configuração para detacamento de sintaxe de uma outra linguagem qualquer.

O que realmente mudou foi que agora o Code Explorer, que não é customizável, também exibe as funções da linguagem RAPID.

O Code Explorer é uma janela lateral (chamada de Function List em outros softwares) que exibe apenas os nomes das subrotinas e funções, tornando mais fácil a navegação em programas extensos.


Infelizmente (e não sei por quê), o Code Explorer exibe apenas as PROCs e as FUNCTIONs, deixando de lado as TRAPs.

Entre outras coisas, o PSPad pode fazer a comparação de arquivos (na verdade, todo editor de texto que SE PREZE pode, de um jeito ou de outro, realizar essa operação).


Ele ainda conta com outros recursos úteis, como a criação de novos arquivos a partir do resultado de buscas e a capacidade de exportar o texto para o formato .rtf, recurso interessante para a bendita hora em que é necessário criar a documentação do robô/célula que você está integrando.

E pode ser executado direto de uma unidade de armazenamento externa (pendrive, hd externo, etc).

É possível também alterar a interface para o português brasileiro, além do site disponibilizar um dicionário para o nosso idioma.

Particularmente, acho o PSPad muito bom - e sempre utilizei-o - para editar arquivos .ini e .xml.

O PSPad é freeware (mas não opensource). E está disponível apenas para o Windows.

3 comentários:

  1. Apesar do post ser antigo, ainda é muito útil e relevante.
    Trabalho com robôs Yaskawa Motoman e esse editor é uma mão na roda para editar os jobs.
    Como o PSPAD não tem destacador de sintaxe da linguagem INFORM(Motoman), criei um ao qual disponibilizo no seguinte link: https://www.dropbox.com/s/27abofmre9bw3sa/Motoman%20INFORM.INI?dl=0

    Espero que seja útil para mais alguém.

    Aproveitem!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Éder.

    Particularmente, deixei de usar o PSPad há muito tempo, pois as últimas instalações estavam vindo com bloatware. Fiquei só com o Notepad++.

    Mas é um bom programa. Também gosto do recurso de se editar arquivos via FTP (ótimo para trabalhar em ABBs S4C+)

    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Acabo de ir ao site e esbarrar com essa declaração:

    "Important: Starting with 1st March 2015, PSPad is 100% clean, free of bundles, free of anything else that can be flagged as adware - so please give this editor a chance! Please support the author with a donation for his courage to stop using bundles. Even a small donation matters - please use the "Donate" button."

    Talvez seja hora de dar outra chance ao PSPad.

    ResponderExcluir