Texto descritivo (e, em alguns casos, Texto longo) é o jeito que a KUKA chama os comentários de algumas variáveis, como entradas, saídas, temporizadores, etc, que podem ser vistas através do SmartPad.
Um ponto interessante e que pouca gente sabe, é que os textos longos nos robôs KUKA KRC4 podem ser alterados com o robô em automático, ou seja, se você necessitar editar uma grande quantidade de comentários e tiver acesso ao robô, basta inserir seu pendrive, e seguir a sequência de passos abaixo.
Os screenshots desse tutorial foram feitos em um robô com KSS 8.2.17, mas acredito que as opções não tenham mudado tanto nas versões mais recentes.
Vá em Menu > Colocação em funcionamento > Service > Textos descritivos
Vai surgir essa a janela abaixo.
A diferença entre as guias Importar e Exportar é o botão Excluir existente, que só existe na Importar. Abaixo, seguem as instruções mais comuns.
Exportando textos descritivos do controlador
Selecione a guia Exportar.
A descrição dos quatro campos é bem clara, mas vale a pena fazer algumas observações sobre os mesmos.
O campo Nome do arquivo é preenchido automaticamente com o nome do robô. Você pode alterar caso queira, mas aconselho a deixar como está.
Deve-se também prestar atenção ao idioma selecionado, pois isso vai alterar o nome do arquivo. Português, por exemplo, vai colocar um .pt. entre o nome do robô e o formato do arquivo. Alemão vai colocar um .de. (deutsch), e assim por diante.
O arquivo .csv pode ser editado no Excel ou mesmo em um editor de textos, como o Notepad++ ou o UltraEdit.
Importando textos descritivos no controlador
Ok. Você alterou o que tinha que alterar, e agora quer subir os comentários no controlador.
Vá em Menu > Colocação em funcionamento > Service > Textos descritivos (mesma tela usada para fazer o download).
Será exibida a tela abaixo. Selecione a guia Importar.
A diferença em relação à opção de Exportar é que existe um botão a mais, Excluir existente.
Caso essa opção seja selecionada, todos os comentários daquele idioma serão excluídos antes da importação do conteúdo do .csv.
Caso essa opção não seja selecionada, os comentários serão sobrescritos, ou seja, só vai ser alterado no controlador o que foi alterado no .csv. Na maioria das vezes costumo usar essa opção.
Como eu disse no início, a grande vantagem desse método é que ele pode ser feito com o robô em automático, inclusive o upload!
Ou seja, esse é um tipo de trabalho que pode ser feito durante a produção.
Outra observação é que os textos descritivos carregados ou criados em um idioma só são exibidos quando a interface da SmartHMI está com configurada com aquele idioma selecionado.
Se, por exemplo, importou ou criou um texto descritivo em português, e por algum motivo alterou o idioma da SmartHMI para inglês, estes textos descritivos não serão exibidos. Se liga!
Os textos descritivos também podem ser editados via WorkVisual. Mas isso é assunto para um outro post.